Ambição: Mocinha ou vilã?


   Quando afirmo que sou uma pessoa ambiciosa noto alguns olhares não muito legais e também observo aqueles movimentos de cabeça que normalmente representam concordância com aquilo que você está falando. Mas porque a ambição normalmente é vista como vilã? Por que as pessoas tem dificuldade de encará-la como uma boa aliada rumo ao sucesso(lógico que fazendo uso de ética pessoal e profissional)?

   Acredito que essa visão da ambição como algo ruim é quase sempre associada ao obter tudo aquilo que queremos sem pensar nos meios que usaremos para obtê-los. Estamos acostumados a ouvir as pessoas contando histórias de pessoas que "passam por cima dos outros" para ter uma boa colocação no trabalho, conquistar algum bem material ou tantas outras coisas.

   Mas esquecemos de ver que esse sentimento de ambição pode servir como um aliado para nossa motivação. Se temos uma grande vontade de ter uma boa colocação no mercado de trabalho, de ter um com carro,ou qualquer outro bem material. É a partir daí que podemos correr atrás de aperfeiçoamento profissional, em aumentar nossa rede de contatos, procurar novas oportunidades, estabelecer alianças, dentre tantas outras coisas, e identificar outros meios de atingir nossos objetivos sem fazer dessa nossa ambição algo maléfico e/ou desagradável para os outros.

  Sou desses que faço da minha ambição uma das minhas aliadas rumo ao sucesso profissional e pessoal. E o primeiro passo para tornar tudo isso viável é identificar as nossas capacidades, e o principal, sair da nossa zona de conforto. Portanto, MEXA-SE!





2 comentários:

Anônimo at: 23 de maio de 2011 às 17:28 disse...

O povo acha que só ter meta adianta para se conseguir o que quer na vida. Se não há ambição, nego que não reclame se nada aparecer

{ Rodrigo Araujo } at: 26 de maio de 2011 às 12:09 disse...

Sem ambição não há motivação. Sem motivação não há ação. Sem ação... como vamos ter sucesso?

Postar um comentário