Coragem



Hoje acordei com uma música antiga na cabeça, mas de um grande valor sentimental para mim, principalmente no momento em que fui apresentado a ela. Conheci essa música no primeiro show que fui do CPM22 , me identifico muito com as letras deles, e quando eu tinha meus 16 pra 17 anos era fã da banda e ia para todas as apresentações deles por aqui, o nome da música é Coragem. Me lembro como se fosse hoje, quando ouvi a música no show, fiquei todo arrepiado e pensando “ pô essa música é minha cara!”, é não foi exagero!  Foi em 2004, eu era 2º ano no colégio e estava naquela fase dos medos, das inseguranças, das incertezas, típicas de menino que ta chegando na hora do vestibular! E o pior ( não sei é pior), me encontro na mesma situação de medo, insegurança, incerteza, igualzinha a que eu vivia 6 anos atrás, agora são os medos de um jovem adulto! ( senti agora o peso da idade e do termo “jovem adulto”).
            Não sei se fiz as escolhas certas, não sei se estou agindo como devir agir em devidas situações, não sei se estou sendo um bom filho, medo de estar sendo um mau amigo, enfim um turbilhão de medos e inseguranças...
            Mas essa música é uma tapa com luva, se bem que as vezes precisamos de uma tapa sem luva mesmo para voltarmos à realidade!


“Medo de perder, medo de não conseguir
Perder o medo de arriscar
Tente compreender, tudo o que quiser fazer
A vida pode complicar
           
            Lembro logo do meu 3º ano, o lema da gente era “Perder nunca, render-se jamais!”, algo bem otimista/guerreiro, típico de menino de colégio militar! A gente gritava isso tão alto na quadra, mas tão alto que sentia nosso grito ir além dos muros daquele colégio! Mas quando a gente voltava pra sala e via aquelas fórmulas de química do além, aqueles números complexos de Matemática ( que nem no vestibular cai, mas o professor fazia questão de ensinar pra colocar a gente na recuperação) e aquelas classificações intermináveis de botânica, via o quão medroso e  fraco eu era ( e ainda sou um pouco)! Mas lá dentro eu tinha a certeza do êxito, e me lembrava do “A vida pode complicar”, da música!
            E cá estou eu. Agora os medos não são mais formulas, classificações e números complexos. São outros os medos, mas ainda bem que o tempo me fortaleceu, me deu mais força e vontade de ir atrás dos meus ideais!
            Encerro com mais um conselho do compositor. Serve para todos nós!

            “Coragem pra conseguir vencer
Dispostos a tudo, menos a perder

1 comentários:

{ Ricardo Verçoza } at: 6 de janeiro de 2011 às 08:30 disse...

Texto massa, júlio. Os medos da época do colégio talvez sejam diferentes dos de agora, mas o importante é enfrentá-los. Baixei o vídeo para mim.
Abraço!!!

Postar um comentário